top of page
Logo marrom 2.png
Buscar
  • Foto do escritorAna Thomaz

JORNADA DE JÓ


“A criatividade é fundamental, o que temos que explicar são os processos não criativos.

Normalmente acreditamos que na vida a regra é a falta de criatividade e, ocasionalmente, surge uma pequena explosão de criatividade que exige explicação.

Mas a criatividade é a base, é a repetição que deve ser explicada.”

David Bohm


Em 2020 tivemos a Jornada da Travessia onde destrinchamos o colapso dos 3 pilares de sustentação de nossa sociedade – trabalho, saúde e educação.


Então vivemos a Jornada dos Princípios onde desenvolvemos processos para o surgimento da mente paradoxal.


Para concluir essa trilogia, faremos a Jornada de Jó, um caminho de desconstrução e ressignificação através de novas percepções do corpo e das emoções, abrindo espaço para criar outros pensamentos e ações na vida cotidiana.

Estamos sempre buscando “a verdade”, e para isso queremos acessar o que tem de "maior" nessa vida, ou alguém que possa ser tão "grandioso" que nos ajude a dar sentido à vida, em outras palavras, ainda acreditamos na possibilidade de controle e garantia para encontrar a paz.

Quanto a verdade, parafraseando o físico Niels Bohr “O oposto de uma afirmação correta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda”.

Quanto ao ser grandioso, transcendente, genericamente chamado de Deus, pois independente de religião, todos, inclusive os ateus, tem seu Deus transcendente reconhecido por muitos nomes (Criador, Essência, Fonte, Energia Primordial, Dinheiro...) sempre com o fim de alcançar intimidade com um ser transcendente e poderoso, um guia, mesmo que seja para negá-lo.

Aqui cabe a advertência: nessa Jornada, Deus, terá grande chance de deixar de existir, porém não nos tornaremos ateus, muito menos hereges.

É preciso muita Fé para deixar de acreditar em Deus.

A Fé duradoura não é cega e obediente, é intensamente atenta e responsável; não é alimentada por temor.

Paz não é o desaparecimento de problemas, mas o envolvimento contínuo com o processo de integração.

Não será uma Jornada religiosa, mas em tempos pandemicos, como não se inspirar no Livro de Jó, reconhecido como o ponto alto da literatura do velho testamento, com seu diálogo poético e complexo, que está longe de ser compreendido pela sociedade contemporânea apesar de tão atualizado pelas incertezas que vivemos.


Um dos muitos pensamentos que Jó inspira é que a sabedoria não vem de fora, mas deve ser desemaranhada dos nós em nossas próprias entranhas.

Nenhuma quantidade de oração ou ritual pode suplantar o antigo ditado, “conheça a ti mesmo”.

A Jornada de Jó será um mergulho nas superfícies do corpo material, da existência imaterial e do estado criativo, um processo de “conhecer (surpreender) a ti mesmo”.


Jornada de Jó de 30 de março a 29 de junho (total de 27 encontros)
às terças e quintas das 9h às 10h30
zoom / presencial / gravação / encontros individuais

custo:
opção 1: 530 reais por mês (abril, maio e junho) participação nos encontros online ao vivo, participação presencial (sujeito a vaga), acesso as gravações por tempo indeterminado, 1 encontro individual por mês (total de 3 encontros).

opção 2: 350 reais por mês (abril, maio e junho) participação nos encontros online ao vivo, participação presencial (sujeito a vaga), acesso as gravações por tempo indeterminado.

opção 3: 170 reais por mês (abril, maio e junho) acesso as gravações por tempo indeterminado.

Para mais informações escreva para anavidaativa@gmail.com

Para inscrição, preencha o formulário (https://forms.gle/8n7YJ5twRYxqpZDP8)


Imagem de C.G. Jung de "O Livro Vermelho"


1.474 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RESSOA

ENTRE 2024

bottom of page