Buscar
  • Ana Thomaz

Retirar-se com a Técnica Alexander

A Técnica Alexander é a base de todos os processos que venho desenvolvendo ao longo dos últimos 25 anos.


Primeiramente como aluna da T.A. vivi experiências que ampliaram minha perspectiva em todos os sentidos, alguns anos depois, completei minha formação em Londres no Alexander Technique Studio e desde então esse tem sido o alicerce da minhas criações.


Todos os anos temos um encontro específico para a Técnica Alexander mas nada se compara com o Retiro que faremos durante o carnaval de 2020.


Professoras e professores de diferentes países, culturas e formações estarão criando espaços de experimentações para todos os participantes.


Nada do que possa ser escrito sobre a T.A. é capaz de transmitir a experiência da vivência, ainda mais com professores tão experientes e criativos.


Além das experiências individuais com os professores, muitos outros processos irão permear nosso Retiro com a Técnica Alexander, pois todxs estão envolvidxs com desdobramentos artísticos, sociais e educacionais das mais variadas experiências.


Professores já confirmados para o encontro:


Merran Poplar, Australiana de nascimento e ainda no coração, adquiriu a nacionalidade holandesa depois de morar e trabalhar lá por 10 anos antes de se mudar para a Argentina, onde morou por 12 anos. Agora mora no Rio de Janeiro!

Começou seu treinamento em Alexander na Holanda com Arie Jan Hoorweg enquanto fazia pós-graduação no conservatório de música em Haia. Também estudou com Joan e Alex Murray nos EUA durante 6 meses e finalmente concluiu seu treinamento em Londres com Walter Carrington em março de 1994.

Fundou e dirigiu a escola ETABA (Escuela de Técnica Alexander Buenos Aires) entre 2006 e 2018. No Rio fundou a escola ETAR (Escola Técnica Alexander Rio) com o co-diretor Roberto Reveilleau.

Outras influências importantes no seu trabalho incluem os ensinamentos de

J.Krishnamurti, a Comunicação Não Violenta e caminhadas na natureza.

Violeta Winograd, Argentina, fez sua formação da Técnica Alexander em ATON, Alexander Technique Opleiding Nederland (Amsterdam, Holanda) entre os anos de 2003-2006, com Arie Jan Hoorweg. Antes disso se dedicou profissionalmente a música. Se formou em Eutokia, Técnica Alexander para gravidez e parto. É co-fundadora de CeTABA junto a Merran Poplar e criadora de da associação civil e espaço cultural Oihoy Casa Abierta. Nos últimos 10 anos tem aprofundado seus estudos e pratica em Comunicação Não Violenta (Marshall Rosemberg).

Ignacio Gracián, Argentino, é professor de Técnica Alexander formado em ETABA com a direção de Merran Poplar. É violonista, compositor, vj e artista multimidia. Dirigiu cursos residenciais (Guitar Craft New Standard Tuning) no Brasil e Argentina. Também integrou The Orchestra of Crafty Guitarists, El Ensamble de Guitarras de Buenos Aires, The Berlin Guitar Ensemble, Cereza Cuerda y AudioTransport. Acompanhou o ator Omar Argentino Galván em seu espetáculo «Solo de 1mpro» e o ator Marcelo Savignone em «En Sincro». Música original: ConCuerda – iMan – The Mi Mismo Song Ensamble – 432.

Verónica Bellón, Argentina, fez sua formação de Técnica Alexander em ATON, Alexander Technique Opleiding Nederland (Amsterdam, Holanda) entre os anos 2001-2005, com Arie Jan Hoorweg.  Bailarina e coreógrafa aplica os princípios da Técnica Alexander nas artes performáticas, na pratica de Yoga, com o Método Shaw (a Técnica Alexander aplicada na natação) e com a Arte de Correr (a Técnica Alexander aplicada para correr) criado por Malcolm Balk.

Ana Thomaz, Brasileira, formada no Studio Alexander Technique (1999-2002) em Londres com direção de Karen Wentworth, vem desenvolvendo através dos fundamentos e das praticas da T.A. experimentos na educação, saúde e trabalho, transmutando esses valores para a reconexão do ser vincular, fonte de origem de cada existência viva na Terra.


Para participar desse Retiro não é preciso ter nenhuma experiência com a Técnica Alexander e não há contra-indicações para essa prática.

São muito bem vindos alunos e estudantes da Técnica Alexander onde poderão aprofundar suas práticas em encontros individuais e práticas em grupo.


Local: M.u.d.a. Piracaia-SP

Data: de 21 a 25 de fevereiro (carnaval)

Custo: 750 reais (incluindo todas as vivências, hospedagem e alimentação)


Alguns sites para saber mais sobre a Técnica Alexander

www.abtalexander.com.br

http://cetaba.com.ar/

http://etaba.com.ar/

www.tecnica-alexander.blogspot.com


Para reservas e mais informações escreva para anavidaativa@gmail.com

0 visualização

Receba atualizações dos acontecimentos, vivências e experimentações do M.u.d.a.